Entenda os fatores tangíveis e intangíveis que determinam o Valor da Marca

A partir do momento em que as empresas começam a desenvolver esforços de Marketing, elas podem constatar as vantagens inexoráveis trazidas pela criação e gestão da Marca. Daí advém o entendimento de quanto é importante saber mensurar o valor da Marca para o mercado. Por isso este artigo vem tratar mais a fundo de alguns conceitos fundamentais que compõe a Marca.

 

Marca

Em uma primeira instância, o papel das Marcas é diferenciar os produtos e serviços uns dos outros através de seu nome e logotipo. Além disso, também oferece à empresa uma proteção jurídica sobre os recursos e atributos exclusivos do produto e cria valor para a empresa fabricante ou fornecedora. Sob o ponto de vista do Marketing, a Marca significa também a percepção que o consumidor tem sobre a empresa, produtos e serviços. A Marca tem o poder de traduzir a promessa de valores, mensagens e benefícios tangíveis ou intangíveis que as empresas anunciam.

 

Posicionamento

Posicionamento é basicamente a estratégia com a qual se cria uma imagem ou identidade para um produto, marca ou empresa. É o espaço que um produto ocupa na mente do consumidor em um determinado mercado. Então o posicionamento de mercado é uma decisão estratégica que deve ser percebida pelo mercado e sustentada por uma vantagem competitiva relevante em relação à concorrência.

 

Reputação

A Reputação, por sua vez, pode ser definida pela forma como o mercado percebe uma marca e a imagem que se cria a respeito de seus produtos ou serviços. É basicamente a somatória de opiniões, análises, percepções e expectativas que os diversos públicos internos e externos constroem e propagam no mercado.

 

Autoridade

A Autoridade é quase uma consequência da popularidade, na verdade somada com a relevância e profundidade do conteúdo que a Marca produz. Então se uma empresa se posiciona como especialista em um determinado assunto e produz conteúdo de qualidade relacionado, podemos afirmar que ele é uma Autoridade para este assunto.

 

Branding

Branding é o trabalho de construção e gerenciamento de uma Marca junto ao mercado e se realiza com ações internas e externas à empresa. Primeiramente são definidos o posicionamento e a imagem da Marca e as ações de Marketing e comunicação, assim como outras estratégias específicas. Quando este trabalho é bem realizado, a marca passa a valer mais do que o próprio produto oferecido. É quando o valor percebido se torna mais alto do que o seu valor monetário.

 

Brand Equity

Ao valor psicológico e financeiro de uma marca se dá o nome de Brand Equity, um importante ativo intangível que é construído dia após dia por meio da gestão e da consistência. Para se construir este ativo, em primeiro estão os elementos que determinam a maneira pela qual a marca é percebida e lembrada, como o nome, logotipo, símbolo, caracteres, slogan e embalagem. Em seguida vêm os elementos que criam a satisfação e o sentimento em relação à marca. E por último vem o conceito, o qual traduz seus valores e garante confiabilidade à marca.

 

Capital Social

O termo Capital Social designa as redes de relacionamento baseadas na confiança, cooperação e inovação que são desenvolvidas pelos indivíduos dentro e fora de organizações, facilitando o acesso à informação e ao conhecimento. Dessa forma, o Capital Social representa o valor implícito das conexões internas e externas de uma rede social, atribuindo um valor econômico a estas redes.

Neste ponto vale destacar a importância do Marketing Pessoal, as redes de relacionamento pessoal e corporativo e os trabalhos desenvolvidos em entidades representativas. A somatória destas ações de cada indivíduo irá contribuir para o incremento do Capital Social da empresa.

 

Estes são alguns dos conceitos mais importantes que o Marketing desenvolveu para a gestão das marcas, de modo que elas se tornem fortes diante de seus públicos. E a sua Marca? Já tem estes conceitos bem definidos?