15 pontos a se observar antes de desenvolver um site
Ter um site na internet se tornou algo razoavelmente simples. Seja pela disponibilidade de milhares de desenvolvedores ou pelos diversos recursos, ferramentas e plataformas que surgiram nos últimos anos; as opções são diversas. Algumas dessas opções, inclusive, permitem que o próprio dono do negócio se aventure a fazer seu próprio site. Não cabe aqui julgar cada uma dessas ferramentas e plataformas, afinal cada uma delas tem um público a que atende bem. E os pontos importantes a seguir se aplicam a qualquer recurso.
Justamente pela facilidade de “sair fazendo” o site é que surgem os problemas. A praticidade de uso desses recursos faz parecer que criar um site é uma tarefa simples. Não digo pela parte do desenvolvimento, que as ferramentas facilitam, mas pelo planejamento. Um site no modelo “Quem Somos – O que Fazemos – Fale Conosco” não faz mais sentido. Planejar os objetivos de um site é primordial antes de “botar a mão na massa” com as ferramentas. Então acompanhe aqui quais são esses pontos a se observar antes de iniciar o desenvolvimento, seja com uma ferramenta sefl service ou com um desenvolvedor profissional.
1 Quem é o seu cliente
Essa é a primeira questão que se deve fazer ao iniciar o projeto de um site, pois sua resposta irá guiar todas as demais. A empresa precisa saber muito bem quem é o seu cliente e potencial, então defina isso da forma mais detalhada possível.
2 Foco no cliente
Embora pareça óbvio, este ponto geralmente é ignorado. Tanto o design quanto o conteúdo do site devem ser orientados ao cliente. Não adianta utilizar algum recurso ou imagem só porque o dono da empresa acha bonito, se esse artifício não vai impactar o cliente da forma correta.
3 Para quê o público-alvo vai utilizar o site?
Já se foi o tempo em que um site era uma mera vitrine no modelo “Quem Somos – O Que Fazemos – Fale Conosco”. A tecnologias da internet já estão num ponto em que qualquer site, por mais simples que seja, pode oferecer conteúdo interativo, onde o visitante usufrua de algo útil. Os sites que oferecem algo útil aos seus visitantes tem muito mais chance de transformá-los em clientes.
4 Como o site pode ajudar o visitante a resolver os seus problemas?
A internet já faz parte da rotina de milhões de pessoas e elas utilizam inúmeros sites, plataformas, aplicativos e serviços para realizar tarefas e criar facilidades em suas vidas. Um site que se propõe a resolver algum problema de seu visitantes certamente terá clientes fiéis e engajados.
5 Fale a língua do cliente
Não adianta falar difícil, a linguagem para internet precisa ser direta, objetiva e afinada com o perfil do público-alvo. Depois de definir exatamente quem é o público em potencial do site, é preciso entender qual tipo de comunicação atinge melhor este visitante. Um erro que eu vejo muito é de sites cujos clientes são outras empresas, utilizarem uma linguagem típica de varejo.
6 Quais são os objetivos da empresa na internet?
Normalmente se responde a essa pergunta com “vender”. Ma nem todo canal de comunicação é responsável direto por vendas. A internet dispõe de uma grande variedade de canais que podem ser utilizados para as mais diversas estratégias. Por isso é importante te um objetivo claro para cada um destes canais, sobretudo o site. Além disso, se a empresa não é conhecida, é muito importante explicar o que ela faz logo na primeira página.
7 Pesquisar o mercado
Desenvolver um site é uma ótima oportunidade de fazer um Benchmarking: uma pesquisa criteriosa do mercado e da concorrência para detectar os pontos fortes e fracos dos demais players. Reserve um bom tempo para isso e você se surpreenderá com a quantidade de informações que poderão incrementar o seu negócio.
8 Local Business
Se o site da sua empresa se refere a algum negócio local, como um loja de bairro, fique atento, pois existem algumas estratégias e recursos muito úteis para potencializar este tipo de site.
9 Informações de contato
Outro ponto eu parece óbvio, mas não canso de me surpreender com a quantidade de sites que não disponibilizam formas de contato. As pessoas estão ficando mais exigentes, por isso é importante disponibilizar todas as formas possíveis de contato, como telefone, eMail, formulário, Skype, perfis em redes sociais, etc.
10 Informações de produtos e serviços
Uma desvantagem que a internet possui em relação ao mundo físico, é que o cliente não pode tocar e provar os produtos. Por este motivo os sites tem obrigação de fornecer o máximo possível de informações sobre seus produtos e serviços. Além de deixar o visitante satisfeito, ainda poderá economizar bastante tempo em telefone e visitas.
11 Identidade Visual
Este ponto é muito importante, pois quanto maios for a consistência da identidade visual da empresa em todos os seus canais de comunicação, mais fácil ela será identificada pelo cliente. Embora isso pareça evidente, já vi muitas empresas que utilizam até logotipos diferentes em materiais de comunicação.
12 Integração com as Rede Sociais
As redes sociais ainda são a “bola da vez” e esse fenômeno parece ser irrevogável. Então quanto maior for a integração de seu site com as principais plataformas de redes sociais, mais chances de impactar o cliente e desenvolver algum relacionamento comercial.
13 Nome de domínio
Este é um ponto mais técnico, mas estou citando pois vejo que ele é muitas vezes menosprezado. Entenda que o nome de domínio é importantíssimo por dois motivos: primeiro para rápida identificação pelo cliente e segundo para ser melhor pontuado pelo Google.
14 Estatísticas
Existe um ponto em que a internet possui larga vantagem sobre as mídias tradicionais: é a possibilidade de mensurar TUDO o que é feito pelos visitantes através de dados estatísticos. Não só os sites, mas as plataformas de redes sociais, vídeos, slides, fotos, eMail Marketing e aplicativos possuem ferramentas para monitorar os acessos e interações do usuário. Com estes dados você pode entender as necessidades e desejos de seus visitantes.
15 Indexação no Google
Por último, mas não menos importante que os demais pontos, a questão: seu site aparece bem posicionado no Google? Se resposta for não, então comece a se preocupar. Mais de 70% das visitas a um site vêm através de ferramentas de busca e, no Brasil, o Google dominou o mercado com mais de 90% de participação.
Claro que um projeto de desenvolvimento de site bem elaborado tem mais detalhes a serem definidos, mas estes são os pontos mais críticos que farão grande diferença se forem observados.