Kickoff Meeting e Presença Digital
O termo kickoff vem do futebol americano e determina o início de uma partida, quando a bola é chutada para frente. Em uma tradução mais livre pode-se dizer que é o pontapé inicial. No mundo dos negócios, mais especificamente na área e Gestão de Projetos, o termo foi adaptado com o intuito de nomear a reunião de início de algum projeto corporativo. Além da apresentação dos objetivos e integrantes do projeto, o Kickoff Meeting também deve motivar toda a equipe e gerar interesse pelo que será desenvolvido no projeto.
Este tipo de reunião normalmente é utilizado no lançamento de novos produtos e serviços, campanhas internas ou projetos específicos dentro de uma corporação. Mas a utilização que quero destacar neste artigo é a realização do Kickoff Meeting para se definir o Planejamento Estratégico Anual. As grandes empresas costumam realizar estas reuniões entre outubro e dezembro, quando estão encerrando seu ano fiscal e iniciando os planos para o ano seguinte.
Em tempos onde as mídias digitais e sociais ganharam tanta importância, é fundamental incluir estes novos canais e estabelecer objetivos consistentes de Presença Digital integrados às demais diretrizes do Planejamento Estratégico. Inserir este assunto na cultura da marca é o grande diferencial para os próximos anos.
Como Fazer o Kickoff Meeting?
Primeiramente os gestores da empresa ou da marca já devem ter definido os objetivos do Planejamento Estratégico que será elaborado para o ano seguinte. As informações coletadas sobre a entidade e sobre o mercado também devem ser passadas a todos os participantes.
Em seguida devem-se apresentar as estimativas de resultados e as estratégias para atingi-los. Nesta etapa serão definidos os comitês, equipes e profissionais responsáveis por determinadas ações que compõe o plano de ação. Em algumas situações pode haver um Gestor de Projetos que conduzirá, com uma visão macro, a execução de cada comitê ou equipe, assegurando a harmonia e consistência do projeto como um todo.
Na terceira etapa as equipes ou comitês devem ser informados sobre suas responsabilidades e objetivos individuais, bem como sua interface com outros departamentos internos, colaboradores-chave, fornecedores terceirizados, entidades regulatórias (se for o caso) e com as demais equipes que formam o projeto. Por último se apresenta a metodologia de execução do projeto e os tipos de relatórios periódicos que cada equipe deverá entregar.
Colocando em prática
Esta sugestão de Kickoff Meeting está bem simplificada de forma a ser assimilada pelos mais diversos portes de empresas, instituições diversas e profissionais autônomos, porém o assunto pode descer a níveis de detalhamento muito mais complexos. O importante é adotar a iniciativa de se elaborar um Planejamento Estratégico que irá nortear os passos da marca rumo os seus objetivos mercadológicos. Faltam menos de dois meses para terminar 2014 e se iniciar um novo ano. Que tal adotar uma visão estratégica para a sua Presença Digital em 2017? O momento de começar é agora!