Metas de Conversão: todo canal de mídia digital precisa ter
O Marketing Digital é um dos principais assuntos do momento, quanto a isso não restam dúvidas. Desde os canais segmentadas e especializadas até os veículos da grande imprensa, todos produzem vasta quantidade de matérias e artigos sobre redes sociais, e-Commerce, Blogs, Buscas, eMail Marketing, sites e Aplicativos Mobile. Muito se fala sobre as grandes dimensões dos números que envolvem as mídias digitais, mas pouquíssimo conteúdo se dedica a explorar os resultados efetivos destas novas tecnologias.
Já se passou a época em que se desenvolvia um site apenas para “estar na internet”. Ou que pessoas e empresas aderiam a blogs e redes sociais apenas para seguir as tendências. As ações de comunicação e marketing digital já atingiram um grau de maturidade que exige em sua utilização um planejamento detalhado; com objetivos, cronogramas e métricas para aferição de resultados. Enfim, atualmente toda e qualquer campanha on-line tem obrigação de mensurar as tacas de conversão.
Sendo assim, é importantíssimo esclarecer estes conceitos, já que a grande maioria de sites e perfis em redes sociais desconhece como se faz. Conversão significa fazer com que o visitante de um site, blog ou rede social cumpra um determinado objetivo pré-estabelecido, relevante ao desenvolvimento do negócio.
Neste ponto, a primeira coisa que muitos pensam é: “Ah, então o visitante tem que comprar alguma coisa no site?”.
Não! Não se trata apenas de compra direta de um produto. Este objetivo pode ser claro e direto, como a compra de um produto ou serviço, mas também pode ser indireto como o preenchimento de um cadastro, download de algum material, adesão a redes sociais, assistir a um vídeo, etc. Obviamente estes objetivos indiretos tem que possuir uma função clara dentro das estratégias utilizadas nas mídias digitais.
O conceito de conversão já está claro, mas para iniciar a implantação deste conceito, é necessário retroceder alguns passos e iniciar um planejamento estratégico para as campanhas de marketing digital. O formato de campanhas é muito adequado a este trabalho, afinal pode-se utilizar os diversos canais digitais para veicular campanhas diferentes, com objetivos distintos.
Uma campanha é como um “pacote” que possui objetivos específicos e estratégias para atingi-los. Um bom exemplo poderia ser uma campanha com o objetivo de incrementar o mailing da empresa e, dessa forma, aumentar o número de leads qualificados para futuros relacionamentos. A estratégia poderia ser o oferecimento de algum material para download gratuito, para o qual a pessoa precise se cadastrar, fornecendo nome, eMail e outros dados relevantes.
Existe uma série de detalhes importantes a serem elaborados e aplicados no planejamento e execução desta campanha, mas o funcionamento geral é este. Mesmo uma campanha simples como a deste exemplo já se configura como uma ação que trará resultados concretos para a empresa, utilizando o site. Trata-se de um avanço descomunal em relação aos sites que daquelas empresas que apenas se preocupam em “estar na internet”.
Vimos, então, que a implantação de uma campanha proporciona funcionalidades úteis às mídias digitais, mas somente isso não basta. Na fase de planejamento da campanha é imprescindível estabelecer métricas para determinar a sua eficiência. Juntamente com as métricas já se deve definir também o forecast, ou seja, as estimativas de resultados que poderão ser atingidos com a campanha. Todas as mídias digitais dispõe de estatísticas de acesso, que devem ser utilizadas para análise qualitativa do desempenho da campanha.
A utilização correta das métricas e relatórios de estatísticas permite mensurar com precisão as taxas de conversão da campanha, e dessa forma, entender que X reais investidos proporcionaram Y reais em novos negócios. Este é o famoso ROI, retorno sobre o investimento.
Com todas estas ferramentas à disposição não dá mais para continuar tendo um site, blog ou perfil em rede social que apenas serve como uma vitrine estática.