Por que os visitantes deixam seu site
O processo de desenvolver um site pode ser longo ou ágil, dependendo de seu tamanho e escopo, mas tão logo ele esteja publicado vem a ansiedade em saber o número de visitantes que estão passando por lá. As ferramentas de mensuração de tráfego digital são muito precisas e fornecem dados importantes sobre a quantidade de visitas e interações. Entretanto existe uma preocupação muito maior a ser levada em consideração, mas que poucos gestores de mídias digitais dão o devido valor. Trata-se da taxa de abandono do site, ou seja, daqueles visitantes que ficam poucos segundos e saem do site sem navegar.
De nada adianta um site ter milhares de visitantes por dia se a taxa de abandono gira em torno de 80%. E esse exemplo não é um número jogado ao acaso, mas uma realidade comprovada em muitos endereços virtuais. Por este motivo selecionei os 10 principais motivos pelos quais um visitante abandona o site em que acabou de entrar e esperava que algo pudesse lhe interessar.
1 Design desatualizado
Este fator pode parecer supérfluo, mas a verdade é que as tendências da tecnologia e design evoluem muito rápido e sites com mais de 5 anos acabam ficando com um aspecto pré-histórico. Procure sempre manter o site alinhado com as tendências mais recentes e um design limpo e agradável.
2 Tecnologias defasadas
O mesmo se pode dizer com relação às tecnologias que envolvem tanto a construção do site quanto a dos navegadores e dispositivos. Com a evolução intensa, muitos recursos acabam sendo descontinuados, enquanto outros são reinventados. Sites com tecnologia antiga terão dificuldades em rodar nos navegadores e dispositivos atuais.
3 Lentidão no carregamento
Embora as velocidades de banda de internet estejam em constante elevação, os recursos multimídia também estão e muitos deles podem tornar um site bastante lento. Atente-se á quantidade de informações na página inicial e aos tipos de conteúdos exibidos, além da correta codificação HTML do site, pois são fatores que influem diretamente no desempenho do site.
4 Navegação difícil
Pode parecer óbvio que um site deva ter um menu de navegação onde todas as seções podem ser encontradas, porém em muitos sites isso não é respeitado.Esqueça os modelos de navegação mirabolantes e engraçadinhos e pratique a regra de que todo e qualquer conteúdo deve estar, no máximo, a dois cliques de distância.
5 Vídeos e músicas com autoplay
Eu gostaria de acreditar que aquela geração de sites com “trilha sonora” já se extinguiu, mas ainda é possível ver muitos deles importunando os visitantes com músicas indesejadas. A versão mais recente desse incômodo são os vídeos com autoplay, aqueles que se iniciam sozinhos sem que seja necessário dar play para iniciá-lo. O Facebook iniciou essa prática irritante e muitos sites seguiram o mau exemplo.
6 Não possui recursos de compartilhamento
As pessoas em geral passam muito tempo em redes sociais diversas e o hábito de compartilhar conteúdo já se firmou profundamente. Sites que não possuem interação com redes sociais estão fadados a serem desprezados pelos visitantes.
7 Site não funciona direito em dispositivos móveis
Os números de audiência comprovam que mais de 50% das visitas a um site são feitas através de smartphones e tablets e esse número só tende a crescer. Sites que não estejam preparados para serem exibidos corretamente nestes dispositivos também serão evitados pelos visitantes. Não vou nem falar sobre sites em Flash, os quais nem funcionam em aparelhos móveis.
8 Não possui objetivos e metas de conversão
Já se foi o tempo em que um site possuía apenas as seções “Quem Somos / O que Fazemos / Fale Conosco”. Além de permitir a interação, todo site deve ter objetivos bem claros sobre o que tem a oferecer aos visitantes ou como pode ajudá-los a resolver seus problemas. Ninguém mais acessa um site apenas para ver como ele é bonitinho.
9 Site com vírus
É um absurdo ter este item nessa lista, mas infelizmente me deparo diariamente com sites infectados por vírus e trojans. Se não oferecer benefícios ao visitante é um erro grave, o que dizer sobre prejudicar diretamente o indivíduo que se interessou por sua marca ou empresa?
10 Conteúdo desinteressante
Este é um dos pontos mais críticos de todos. Por isso deixei para o final. De nada adianta todos os fatores acima estarem em dia se o site não possui conteúdo útil e relevante para quem o acessa. Conteúdo é o combustível que movimenta a internet atualmente e ele precisa ser de boa qualidade.
Embora este artigo seja sobre o abandono de visitas, na verdade este problema se inicia muito antes dessa visita iniciar, ou seja, no planejamento do site. Uma mídia digital que não possui objetivos muito claros sobre o que oferece aos seus visitantes não terá sucesso. Este é um fato inexorável, coerente com o tempo em que vivemos. Entendo que a internet ainda é um canal recente e que muitas empresas ainda estão dando seus primeiros passos neste ambiente, mas é imprescindível que os gestores e administradores do site se dediquem ao planejamento de objetivos e estratégias para seus sites.