Presença Digital integrada com QR Code
É cada vez mais comum encontrar estes pequenos e estranhos quadradinhos em impressos promocionais, embalagens, anúncios, cartazes e até em cartões de visitas! Mas você sabe exatamente o que é este quadradinho e o que ele faz?
Este é o QR Code, ou seja um código de barras bidimensional. Embora tenha sido criado na década de 1990, somente agora sua utilização foi impulsionada devido à popularização dos celulares, smartphones e tablets com câmeras fotográficas. Isto porque, para ser “lido”, o QR Code necessita de um aplicativo instalado nestes aparelhos para interpretar a imagem capturada pela câmera. As informações contidas nesta imagem podem ser diversas, tais como:
- Texto (até 1024 caracteres)
- URL (endereço de internet)
- Número de telefone
- Localização georreferenciada (geolocation)
- vCard
- SMS
O interessante é o enorme leque de possibilidades que o QR Code proporciona em comunicação, marketing, TI e até em produtos no varejo. O conceito de trans-media ganha muita força com a utilização deste recurso e permite a criação de sistemas e campanhas criativas e funcionais.
A leitura do QR Code é muito simples, basta ativar o aplicativo (eu utilizo o QRDroid) que vai ligar a câmera do seu celular ou tablet, apontar para a imagem do código impresso e aguardar o escaneamento. Existem muitos aplicativos disponíveis tanto para Android quanto para IOS, basta pesquisar no Google Play ou na AppStore.
Para criar um QR Code existem muitos sites que disponibilizam o serviço gratuitamente, eu particularmente prefiro o http://goqr.me/ que já possui campos próprios para cada tipo de código e ainda gera imagens em alta resolução para aplicação em impressos. E antes de aplicar seu código em algum material, fique atento a alguns cuidados:
- O tamanho do QR Code aplicado influencia na facilidade de sua leitura, evite aplicações muito pequenas
- Verifique também a superfície onde será aplicado o QR Code, pois papeis brilhantes prejudicam a leitura
- Certifique-se de que as ações disparadas pelo QR Code sejam compatíveis com os devices mais comuns do mercado.
- Teste o código em diferentes programas, plataformas e aparelhos celulares
- Planeje o workflow de navegação no caso de campanhas de marketing, priorize a experiência do usuário
E liberte sua criatividade para utilizar este fabuloso recurso em sua comunicação!