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Presença Digital integrada com QR Code

É cada vez mais comum encontrar estes pequenos e estranhos quadradinhos em impressos promocionais, embalagens, anúncios, cartazes e até em cartões de visitas! Mas você sabe exatamente o que é este quadradinho e o que ele faz?

Este é o QR Code, ou seja um código de barras bidimensional. Embora tenha sido criado na década de 1990, somente agora sua utilização foi impulsionada devido à popularização dos celulares, smartphones e tablets com câmeras fotográficas. Isto porque, para ser “lido”, o QR Code necessita de um aplicativo instalado nestes aparelhos para interpretar a imagem capturada pela câmera. As informações contidas nesta imagem podem ser diversas, tais como:

  • Texto (até 1024 caracteres)
  • URL (endereço de internet)
  • Número de telefone
  • Localização georreferenciada (geolocation)
  • e-Mail
  • vCard
  • SMS

O interessante é o enorme leque de possibilidades que o QR Code proporciona em comunicação, marketing, TI e até em produtos no varejo. O conceito de trans-media ganha muita força com a utilização deste recurso e permite a criação de sistemas e campanhas criativas e funcionais.

A leitura do QR Code é muito simples, basta ativar o aplicativo (eu utilizo o QRDroid) que vai ligar a câmera do seu celular ou tablet, apontar para a imagem do código impresso e aguardar o escaneamento. Existem muitos aplicativos disponíveis tanto para Android quanto para IOS, basta pesquisar no Google Play ou na AppStore.

Para criar um QR Code existem muitos sites que disponibilizam o serviço gratuitamente, eu particularmente prefiro o http://goqr.me/ que já possui campos próprios para cada tipo de código e ainda gera imagens em alta resolução para aplicação em impressos. E antes de aplicar seu código em algum material, fique atento a alguns cuidados:

  • O tamanho do QR Code aplicado influencia na facilidade de sua leitura, evite aplicações muito pequenas
  • Verifique também a superfície onde será aplicado o QR Code, pois papeis brilhantes prejudicam a leitura
  • Certifique-se de que as ações disparadas pelo QR Code sejam compatíveis com os devices mais comuns do mercado.
  • Teste o código em diferentes programas, plataformas e aparelhos celulares
  • Planeje o workflow de navegação no caso de campanhas de marketing, priorize a experiência do usuário

E liberte sua criatividade para utilizar este fabuloso recurso em sua comunicação!